As estrias aparecem por causa da rotura da pele em períodos de crescimento ou estiramento da pele, como na adolescência, gravidez, obesidade ou causada por alguma doença. No início elas são avermelhadas ou roxas e de tamanhos variados com o passar do tempo elas ficam esbranquiçadas. São mais frequentes no abdome, glúteos, coxas e mamas.

Manter a pele bem hidratada e controlar o ganho de peso na gravidez são maneiras de ajudar na prevenção das estrias. Existem vários tratamentos estéticos para estrias desde laser até peelings físicos e químicos, porém o ideal é iniciar o tratamento assim que elas começam a aparecer pois as chances de eliminá-las são maiores. Depois que elas ficam brancas os tratamentos têm o objetivo de amenizá-las melhorando sua coloração, profundidade e espessura.

Os tratamentos “queridinhos” para estrias são os peelings químicos, a carboxiterapia e a combinação de dermoabrasão com ácidos. Todos esses tratamentos são efetivos e a indicação vai depender do tipo de estrias e da região a ser tratada.

O peeling de ácido retinóico estimula a produção de colágeno promovendo uma reorganização das fibras elásticas diminuindo a espessura e a profundidade da estria. Pode ser realizado a cada 15 dias, é indolor, geralmente são necessárias de 8 a 12 sessões e pode ser associado a outros tratamentos.

A carboxiterapia é a administração de anidro carbônico na derme que tem a finalidade de aumentar a nutrição do local tratado estimulando a produção de colágeno e elastina promovendo uma melhora da qualidade da pele. O procedimento é feito através de uma agulha bem fina que causa um desconforto no momento da aplicação, mas não precisa se preocupar pois é muito rápido e o custo benefício vale muito a pena! São indicadas 10 sessões com intervalo de 7 dias.

A dermoabrasão pode ser realizada com uma ponteira diamantada que promove uma escoriação da pele e quando associado a outros procedimentos potencializa o resultado. É indolor e pode ser realizado 1 x por semana.

Mas não esqueça de hidratar a região 3 x ao dia para evitar o aparecimento de novas estrias ou o aumento das que já apareceram!